Operações globais do Facebook usam 100% de energia renovável

Intenção é reduzir as emissões de dióxido de carbono a zero até 2030, incluindo fornecedores e atividades operacionais.

A maior rede social do mundo vem há anos se preocupando em ser totalmente sustentável em relação ao uso da energia. E este objetivo foi atingido recentemente. O Facebook acaba de anunciar que todas as operações globais passam a utilizar somente energias renováveis. E o plano é ainda mais ambicioso: quer reduzir as emissões de dióxido de carbono a zero até 2030, incluindo fornecedores e atividades de negócios, como viagens e deslocamento de funcionários.

A primeira ideia efetivamente rumo a esse objetivo começou em 2018, com a intenção de tentar compensar o impacto ambiental dos negócios da empresa. Dois anos antes, entretanto, a empresa já estava de olho desse movimento devido à assinatura do Acordo de Paris, no qual 143 países concordaram em criar ações para manter o aumento da temperatura do planeta abaixo dos 2º C.

A iniciativa do Facebook visava reduzir o gasto energético de 2,46 milhões de megawatts das sete sedes que a empresa tem no planeta. Segundo a rede social, a iniciativa também vai gerar emprego para as comunidades locais.

Os projetos iniciais foram instalados nas cidades em que há data centers do Facebook, como Prineville, Los Lunas e Henrico, nos Estados Unidos, além de Lulea, na Suécia. “Estamos orgulhosos do impacto que nosso programa está tendo nas comunidades locais e no mercado em geral”, avaliou a empresa.

Ao todo, o Facebook já investiu US$ 8 bilhões em projetos “verdes”, incluindo 63 novas usinas eólicas e solares. A rede social possui mais de 6 GW destas energias, fornecidas por empresas parceiras do setor.

Além do Facebook, gigantes como Google, Microsoft, Apple e Amazon, se comprometeram em reduzir seus impactos ambientais. Todas determinaram metas e gastaram bilhões na adoção de energias renovável para eliminar — ou pelo menos reduzir — as emissões de dióxido de carbono.

Vale lembrar que ações como essas estão na mira dos investidores, sendo uma excelente alternativa de negócios mais ecológicos, cada vez mais visíveis no mundo corporativo.

Fonte: https://infosolar.com/mercado/internacional/operacoes-globais-do-facebook-usam-100-de-energia-renovavel

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *