Tailândia terá maior usina de energia solar do mundo sobre águas

Projeto traz nova forma de reaproveitar as propriedades da água para aumentar a produtividade dos painéis solares

A Tailândia acaba de criar a maior usina de energia solar sobre águas do mundo, que deve ser inaugurada em junho deste ano. Os custos de investimentos iniciais são de 27 milhões de dólares e o empreendimento deve aumentar a participação renovável em 37% no país asiático até 2036.

A usina flutuante da Tailândia deve abastecer uma cidade inteira de pequeno porte com a sua geração de eletricidade no mercado. O projeto traz uma solução sustentável de produção de eletricidade, que encontrou uma nova forma de reaproveitar as propriedades da água para aumentar a produtividade dos painéis solares.

Por meio desse sistema, é possível resfriar os módulos fotovoltaicos transformando-os 15% mais eficientes do que os geradores utilizados comumente em cima das residências. Cerca de 15 novos projetos de usinas de energia solar já estão sendo planejados na Tailândia para ocorrem nos próximos anos.

A Tailândia pretende ampliar seus horizontes no campo das fontes de energias limpas com a aposta mais forte na tecnologia fotovoltaica, tanto para geração centralizada quanto para a distribuída.

A Tailândia é um dos principais desenvolvedores de eletricidade limpa na região e, em 2016, o país entrou no Top 15 global segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) como a líder do Sudeste Asiático em uso de energia solar.

Fonte: https://infosolar.com/mercado/internacional/tailandia-tera-maior-usina-de-energia-solar-do-mundo-sobre-aguas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *